PROJETO DE FUNDAÇÃO DO TEATRO
PROJETO DE FUNDAÇÃO DO TEATRO

 

    

 

 

 

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MONTE NEGRO – RO

SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO – SEMECER.

ESC. MUN. DE ENS. FUND. JUSTINO LUIZ RONCONI

BR 421 km-74 MONTE NEGRO – RO / FONE: 99560259

 

Projeto: Teatro na Escola e Comunidade.

Tema: Teatro exercício de cidadania.

Público Alvo: Alunos do 1ª à 9ª série do Ensino Fundamental.

 

 

Justificativa:

           O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de idéias e de aprendizados onde podemos citar como exemplos, a socialização, integração, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros.

         Através do teatro o professor pode perceber traços de personalidade do aluno, seu comportamento individual e em grupo, traços de seu desenvolvimento e

Essa situação permite ao educador, um melhor direcionamento para a aplicação de seu trabalho pedagógico.

          O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante.

“O conhecimento que não é obtido através da experiência pessoal não é totalmente conhecido”. Vygotsky.

          Pensar em teatro infantil, antes de tudo, é pensar em Arte e, como tal, é ter claro que a formação do indivíduo é mediada pelas relações artístico-culturais.

         O teatro na escola, de acordo com os PCNS de Arte (2001) tem o intuito de que o aluno desenvolva um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de organização de domínio de tempo.

 

Objetivos:

- Interagir com comunidades escolares diversas, quanto a apresentação de teatro, músicas, danças.

- Fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel na sociedade.

- Propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas, por meio dele, o aluno a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação

- Integrar com os colegas na elaboração de cenas e na improvisação teatral.

- Levar o aluno a trabalhar com diferentes linguagens teatrais com a criação ou adaptação de uma história; artes plásticas, para construir os personagens e o cenário, música, coreografias.

- Reconhecer a utilização dos elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática.

- Desenvolver um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, um melhor desempenho na verbalização.

 

Período de Realização:

No decorrer do ano letivo, organizando as atividades a ser desenvolvidas em horários de aula, incluindo todas as turmas de 1ª à 9ª série do Ensino Fundamental I e II, sob orientação do professor coordenador, professores e equipe pedagógica.

 

Coordenador do Projeto:

 Professor Claudinei Ferreira

 

Estratégias:

_Estudo para embasamento teórico sobre teatro; regras, preparação, cuidados, exercícios e figurino.

- Escolha do nome do grupo, confecção das camisetas;

- Escolha dos membros do grupo;

- Preparação do figurino, cenário;

- Escolha das peças de teatro a serem apresentadas;

- Ensaios das apresentações, fantoches, seleção das músicas, coreografias, danças;

 

Metodologia do projeto:

 A dramatização é uma atividade de grande poder educativo e enriquecedor, durante a preparação, o aluno tem a oportunidade de organizar, construir e integrar a sua linguagem a situações de dialogo altamente significativas.

Os alunos poderão desenvolver sua criatividade, expressando os seus talentos, naquilo de que mais gosta e ao mesmo tempo aumentando o seu aprendizado através da expressão artística.

O grupo de teatro Fênix surgiu com o objetivo de conscientização do trabalho conjunto e cooperativo em torno de um mesmo tema, onde cada um contribui da sua forma para a aprendizagem envolvendo a escola e todas as demais do município.

Todas as escolas do município serão informadas do trabalho com os alunos da E.M.E.F.Justino Luiz Ronconi, onde farão apresentações em outras escolas que solicitarem a presença do grupo de teatro.

Sendo que além das apresentações de teatro, músicas, histórias com fantoches, o grupo de teatro Fênix será os multiplicadores de talentos, onde irão  de escola em escola para o incentivo de formação de novos grupos , passará as experiências adquiridas, como organizar os figurinos, selecionar os atores, ensaios e apresentações.

Este projeto também contará com o apoio da SEMECER para adquirir os materiais necessários para o desenvolvimento dos trabalhos a serem realizados.

Os ensaios para as apresentações serão em horários alternados (matutino) dos respectivos horários de aulas, intervalo ou aulas de Arte e Sociologia.

As peças teatrais, músicas e danças que serão apresentadas abordarão temas familiares, religiosos ou que envolvam problemas sociais, adolescência, respeito aos pais e professores, ética, valores familiares solidariedade e amor ao próximo.

As escolas que desejarem participar do projeto deverão encaminhar convites formais ou informais, as convocações para apresentações dos teatros em suas dependências.

Serão confeccionadas camisetas com o nome do Grupo de Teatro Fênix para cada aluno que participará do grupo e demais pessoas que participarão ou desejam contribuir com o projeto.

Os alunos que deverão fazer parte do grupo de teatro Fênix serão observados alguns requisitos:

-Ter notas acima da média;

-Bom comportamento em sala de aula e durante todo o ano letivo;

-respeitar seus coordenadores, colegas, professores e o âmbito escolar;

-Ter horário para os ensaios e apresentações;

-Ser espontâneo, alegre, divertido, simpático e educado com o público;

-Cumprir o horário marcado pelo professor orientador;

-As turmas serão divididas em equipes;

-Cada equipe ficará encarregada de apresentar uma dramatização ou peça de teatro baseada em um livro lido ou criada por eles;

-Todos poderão ajudar na elaboração do texto ou  escolher a peça teatral;

-Outros ficarão incumbidos de outras atividades, ensaios, maquiagem, cenários, etc;

-Os alunos poderão também utilizar em suas dramatizações: fantoches de vários tipos, personagens cridas pela sua imaginação;

Esse tipo de atividade é excelente para a socialização, ajudando os mais tímidos a se relacionarem com mais facilidade, dando oportunidade ao desenvolvimento da aprendizagem e linguagem através de diálogos que irão surgir.

 

Recursos Humanos:

  Alunos, professores, equipe pedagógica e toda comunidade escolar.

 

Recursos materiais:

- Cola painéis, tesoura;

- Papel laminado, cartolina, sulfit, crepom, E.V. A;

- Tecidos;

- T.N. T;

- Fantoches;

- D.V.D;

-CD de musicas;

- TV;

- Caixa Som;

-Microfones;

- Câmera Digital;

- Computador;

- Roupas para o figurino e cenário;

- Meio de transporte;

- Confecção de peruca p/ palhaço;

Apoio:

      Comunidade escolar, equipe pedagógica e Secretaria Municipal de Gestão em Educação, Cultura, Esporte e Recreação­-SEMECER

 

Avaliação:

         A avaliação será contínua como verificação das ações para adequação, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem. Sendo durante o período do ano letivo dando ênfase as várias etapas de execução dos trabalhos propostos. Considerando a participação, a aprendizagem e o resultado conquistado, será avaliado pela coordenação através de relatórios, observação e registros das atividades através de fotos.